VII Conferência Municipal de Saúde é realizada em Jundiá para discutir estratégias em defesa do SUS

A Prefeitura de Jundiá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou a VII Conferência Municipal de Saúde, com tema “Todos em defesa da vida, da saúde e do SUS”. As atividades aconteceram na quarta-feira (6), das 13 até 17 horas, e quinta-feira (7), das 8 até 17 horas, nas dependências da CRIARE Recepções e Escola Estadual Delmo Ferreira da Silva

O evento contou com a participação do prefeito Jorge Galvão, secretário de Saúde Rodrigo Buarque, vereadores, funcionários públicos, representantes de entidades, estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino, sociedade civil, entre outros.

A conferência teve como finalidade definir as diretrizes para garantir o acesso à saúde com qualidade e humanização de todos os usuários do SUS e discutir as prioridades para as políticas de saúde, com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social. Além de garantir a efetivação de princípios como a universalidade do acesso, a integralidade de ações em saúde e a equidade em saída.

As atividades da conferência foram segmentadas em cinco grupos de trabalhos, sendo eles: “A Saúde como Direito e base constituinte da cidadania”, “Financiamento do SUS: Estratégias para a construção de autonomia e eficiência”, “Participação e controle social: caminhos para a gestão democrática”, “Formação permanente dos profissionais em saúde e humanização nas unidades de atendimento e promoção da saúde”, “A importância das ações integradas para o enfrentamento de pandemias e endemias”.

A organização e sistematização de cada grupo foi realizada por um coordenador, mediador e relatores. A plenária final elegeu delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde e o relatório aprovado será enviado ao Conselho Estadual de Saúde.

Nova UBS e balanço na saúde em 2021

Além das atividades executadas, a VII Conferência Municipal de Saúde ficou marcada pelo anúncio de novas ações para o fortalecimento e cuidado com a saúde da população jundiaense. O prefeito Jorge Galvão anunciou a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Conjunto João Rufino e a implantação de médicos itinerantes na zona rural.

Já o secretário de Saúde Rodrigo Buarque apresentou os avanços executados pela pasta durante os 16 meses da atual gestão, como a progressão no indicadores do Previne Brasil, no qual Jundiá estava em 39ª colocação e, agora, está posicionado em 16º lugar, de acordo com a última avaliação de desempenho dos indicadores, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas.

Buarque também destacou que, apesar do município ter em média 4.1 mil habitantes, oferece a assistência qualificada de saúde à população, a exemplo de médicos e outros profissionais especializados, como: ginecologista, cardiologista, psiquiatra, ultrassonografista, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e clínico geral e ainda realiza exames de média complexidade (ecocardiograma e eletrocardiograma, ultrassonografias obstétricas, mamária, de abdômen, próstata, pélvica e endovaginal).

Texto: Leandro Eduardo / Foto: Marcos Luna